Páginas

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Cultura de paz no dia-a-dia

Por Sylvia Freire

Ahimsa quer dizer não violência. Himsa significa agressão, ahimsa, é não causar agressão, violência.
O Yoga tem início na total cultura de paz. O conceito de ahimsa é o alicerce da sua filosofia. A não violência é o meio para se atingir a paz. Só se encontra a paz por meio da paz.
Ahimsa é o primeiro princípio do Yoga, mesmo antes dos asanas (posturas), do pranayama (respiração) e da meditação. Podemos dizer que o Yoga começa com ahimsa, o cultivo da paz, e termina com samadhy, o êxtase da paz.

Sylvia Freire é uma das professoras do projeto Bem-Viver no Ibirapuera e editora do blog Infinityoga. foi executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é a sua filosofia de vida, seu trabalho, maneira como cuida de seu corpo, da alimentação, da sua mente e do seu espiritual. É praticante de Hatha Yoga e eterna estudante.

Programação março


01/03 (ter) - Equilíbrio pela respiração (Márcia De Luca)
05/03 (sab) - Saúde da coluna vertebral (Rodrigo Cardoso)
08/03 (ter) - Saúde da coluna lombar (Eduardo Monteiro)
12/03 (sab) - Meditação em movimento (Sylvia Freire)
15/03 (ter) - Aprenda a meditar I (Marcia De Luca)
19/03 (sab) - Meditação em movimento (Andrea Paola Demitri)
22/03 (ter) - Aprenda a meditar II (Marcia De Luca)
26/03 (sab) - Relaxe seus ombros (Bruno Fernandes)
29/03 (ter) - A paz que vem do silêncio (Márcia De Luca)

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Sylvia Freire

Executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é sua filosofia de vida. É o seu trabalho, maneira como cuida do corpo, da alimentação, da mente e do seu lado espiritual. Formada no curso de Pós - Graduação da FMU-SP, e no CIYMAM Yoga Teacher Training, além de ter participado de vários cursos e workshops no Brasil e no exterior. Dá aulas de Hatha Yoga particulares e em grupo em São Paulo. Escreve regularmente no seu blog: http://infinityoga.blogspot.com

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Respiração - energia vital

Por Márcia De Luca
Respirar conscientemente é um convite para experimentar a vida em seu potencial pleno. A respiração nos ajuda a acessar níveis mais profundos da nossa  consciência e, dessa maneira une, o consciente ao inconsciente. Ao respirar levamos mais do que ar aos nossos pulmões. Levamos também Prana, energia vital. 
Quem pratica a Filosofia de Bem Viver respira profundamente, conscientemente, prazerosamente. Respire fundo, conectando-se com o momento presente, com o aqui, com o agora! 
E a cada inalação, seja mais e mais feliz!

Márcia De Luca

Fundadora do CIYMAM, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo, Márcia De Luca dedica-se àquela que escolheu como sua missão: inspirar as pessoas a encontrar a totalidade, ensinando-lhes caminhos para integrar corpo, mente e espírito. Há 31 anos dedicada aos estudos de Yoga e Ayurveda, ciências irmãs, Márcia especializou-se em Ayur-Yoga. O método une conhecimentos milenares de Ayurveda e de Yoga, potencializando os resultados de ambas as práticas e ampliando seus benefícios. Formou-se em Ayurveda pelo The Chopra Center nos Estados Unidos e ampliou seus conhecimentos com Dr. David Frawley, presidente do Instituto de Estudos Védicos dos Estados Unidos. Todos os anos visita a Índia e participa de eventos e encontros internacionais, mantendo-se permanentemente à frente do que existe de mais novo em sua área de atuação.
Márcia presta consultoria para empresas, dá palestras, workshops e cursos personalizados. Apresenta na Rádio Eldorado FM 92.7 e AM 700, de São Paulo, os boletins diários "Filosofia de Bem Viver", nos quais foca o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal como ferramentas para uma maior qualidade de vida.
Em 2006, juntamente com o publicitário Fran Abreu, criou o “Yoga pela Paz”. Em sua terceira versão, em 2008, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas e promoveu paralelamente o I Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, em São Paulo.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eduardo Monteiro

Eduardo Monteiro conheceu o Yoga após uma lesão no joelho e vem estudando Yoga há mais de 6 anos como uma experiência de sua própria jornada de cura. Formou-se em Yoga pela Universidade Federal de Ouro Preto, atualmente é um professor de Vinyasa Flow Yoga certificado por Julie Martin (GOA, India).
Vem aprofundando sua compreensão e exercitando a prática do Anusara Yoga através de estudos com Greta Hill no Brasil. Teve como professores Julie Martin, Micheline Berry, Katchie Ananda e Chrisandra Fox.
É reconhecido por estimular em seus alunos o despertar da consciência e a celebração da vida através do Yoga. Incentiva o reconhecimento da liberdade do corpo/espírito tecendo de forma lúdica uma atmosfera de segurança e confiança para alunos de todos os nivéis se expressarem com entusiasmo e alegria. Mescla alinhamento, movimentos somáticos, filosofia Tântrica e espiritualidade da Terra para criar aulas cheias de diversão e energia; ferramentas que refletem sua personalidade criativa e devocional.

Abundância Coletiva


Por Márcia De Luca

Sendo o coletivo a soma das partes, a abundância coletiva se manifestará a partir do momento em que muitos seres humanos estejam vibrando na frequência da prosperidade.
Num mundo violento como o nosso, a abundância coletiva precisa começar pela paz – que torna possível a realização dos nossos outros desejos.  E cada pessoa pode fazer a sua parte tornando a paz mundial um desejo próprio – sobre o qual podemos atuar a cada dia.
Sabemos que a violência do mundo nada mais é do que o reflexo da violência de cada um de nós. Essa é uma boa notícia: pois significa que, se mudarmos o nosso coração, podemos mudar o mundo. Não é pretensão, nem  ingenuidade – é fato.
Mahatma Gandhi falou a verdade quando disse: “Nós temos que ser a mudança que queremos ver no mundo”. Essa mudança começa aqui e agora com a abertura de nossos corações e com uma mudança de atitude que gerará uma expansão de nossa consciência. E Mahatma Gandhi ainda continua: “O caminho não é a paz, a paz é o caminho”.
Os ímãs da paz são atitudes que podemos tomar e que nos colocarão – e às pessoas ao nosso redor – nesse caminho de paz.
 
1. Incorporar a paz
Para atrairmos paz precisamos nos tornar a própria paz – ou melhor, reencontrá-la dentro de nós mesmos, uma vez que ela é a nossa essência.
Há duas ótimas meditações para incorporarmos a paz:
-       Repetir o mantra SHANTI, paz em sânscrito.
-       Repetir o mantra LOKAH SAMASTAH SUKINO BHAVANTU (pronuncia-se: “locá, samastá, suquinô, bavantú”), que denota a intenção de paz entre os seres humanos. 
Ao acessarmos o campo da pura potencialidade colocando lá nossa intenção de paz, ela se fortalece e vai sendo gravada em nossa memória celular. Ao terminar a meditação, precisamos manter a atitude pacífica e pacificadora ao longo de todo o dia, todos os dias. É assim que verdadeiramente incorporamos a paz. 

2. Pensar a paz
Nada existe que não tenha sido pensado em algum momento. Como já vimos, os pensamentos são poderosos e se transformam em realidade.
A intenção de paz fortalece ainda mais um pensamento – que projetado na consciência coletiva, tornará o mundo seu reflexo.
Vale todo tipo de pensamento de paz: com os vizinhos, com a família, com os companheiros de trabalho. E também no nível macro: de um mundo em paz.

3. Sentir paz
Compaixão, compreensão e amor são os sentimentos que geram paz. Ao nos identificarmos com o sofrimento alheio, passamos a compreendê-lo, e só somos capazes de amar o que compreendemos. O amor, portanto, abre a oportunidade  de paz.
Pôr em prática este ímã da paz significa tentar conscientemente sentir compaixão pelos que estão ao nosso redor. Para tanto, é preciso parar de julgar e aceitar cada um como é. Nem sempre isso é fácil – mas é possível. E, como tudo, o treino leva à perfeição. O fundamental é observar tapas, o auto-esforço, a disciplina (de que falamos no capítulo sobre Yoga).

4. Falar de paz
Já conhecemos o poder da palavra: sua energia move montanhas. Ao escolhermos conscientemente falar de paz, nos colocamos em paz e compartilhamos esse sentimento.
Antes de falarmos qualquer coisa, é bom sempre testarmos as três peneiras:
-       a peneira da bondade: o que vamos falar é bom?
-       a peneira da verdade: temos certeza de que o que vamos falar é verdade?
-       A peneira da necessidade: precisamos mesmo falar sobre isso?
O teste das peneiras deve seguir essa ordem: e só o que passa pelas três pode então ser dito – porque certamente será uma palavra de paz.
Não é por acaso que temos duas orelhas e uma boca: para ouvir mais e falar menos. Muito do que falamos é oportunidade perdida de calar. Ao nos treinarmos para falar menos, falamos melhor.     

5. Agir pela paz
Pensamentos e palavras precisam ser acompanhados da ação para mudar a realidade. Assim, precisamos efetivamente agir pela paz. Como? Ajudando a quem precisa, não revidando uma agressão, oferecendo gratidão e reconhecimento.
Na hora em que todos somos um, em que não há fronteiras (de país, de religião, do que seja), a paz é o único caminho.

6. Criar paz 
Todos somos capazes de criar paz ao nosso redor. Basta colocar a criatividade para funcionar. Basta buscar solluções levando em consideração o bem comum.
Um bom exemplo é o Yoga pela Paz – um projeto que nasceu em 2006 e que teve como finalidade unir milhares de pessoas em São Paulo para meditar pela paz, criando assim uma massa crítica com a intenção de mudar a cidade na medida em que o sentimento geral de paz projetava-se na consciência coletiva. O evento já tem data em 2007 e deverá se repetir anualmente. É assim que o desejo de paz de uma pessoa conquista outras, se transforma em realidade e faz a diferença.

7. Compartilhar paz
Além de criarmos a paz, devemos compartilhá-la – incentivar os outros a usarem os ímãs dessa abundância coletiva. Dessa forma, podemos tudo:  minimizar a fome, a miséria e, juntos, mudarmos o mundo.


Exercício: A corrente do bem

Por que não ensinar seus amigos a atrair a abundância e assim começar uma corrente do bem?

Cada elo será formado por uma pessoa feliz, realizada, rica em todos os sentidos, e que projeta toda essa energia positiva ao seu redor.

Fundadora do CIYMAM, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo, Márcia De Luca dedica-se àquela que escolheu como sua missão: inspirar as pessoas a encontrar a totalidade, ensinando-lhes caminhos para integrar corpo, mente e espírito.
Há 31 anos dedicada aos estudos de Yoga e Ayurveda, ciências irmãs, Márcia especializou-se em Ayur-Yoga. O método une conhecimentos milenares de Ayurveda e de Yoga, potencializando os resultados de ambas as práticas e ampliando seus benefícios. Formou-se em Ayurveda pelo The Chopra Center nos Estados Unidos e ampliou seus conhecimentos com Dr. David Frawley, presidente do Instituto de Estudos Védicos dos Estados Unidos. Todos os anos visita a Índia e participa de eventos e encontros internacionais, mantendo-se permanentemente à frente do que existe de mais novo em sua área de atuação.

Márcia presta consultoria para empresas, dá palestras, workshops e cursos personalizados. Apresenta na Rádio Eldorado FM 92.7 e AM 700, de São Paulo, os boletins diários "Filosofia de Bem Viver", nos quais foca o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal como ferramentas para uma maior qualidade de vida.
Em 2006, juntamente com o publicitário Fran Abreu, criou o “Yoga pela Paz”. Em sua terceira versão, em 2008, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas e promoveu paralelamente o I Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, em São Paulo.


sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Prana Krya - a respiração completa do Yoga

Por Sylvia Freire

Prana Krya, ou respiração completa, é o primeiro passo para começar a praticar pranayama (exercícios respiratorios do Yoga).
Em um lugar tranquilo e arejado, deite-se de costas sob o seu "mat", flexione os joelhos, apoiando os pés no chão na largura do seu quadril e para maior conforto una os joelhos. Deixe os braços ao longo do corpo com as palmas das mãos voltadas para cima, procurando relaxar os ombros e o peito. Sinta-se totalmente estável e confortável. Feche os olhos.
Nos próximos minutos apenas observe o ritmo natural e espontâneo da sua respiração. Explore a sua respiração. Perceba se está rápida, curta ou lenta. Observe o ar que entra e que sai dos seus pulmões, o toque do ar nas narinas, a temperatura do ar mais fresca na inspiração e mais morna na expiração.
Agora comece a interferir na sua respiração, procurando respirar de uma maneira mais ampla, profunda e suave. Vamos vivenciar a respiração completa.

A respiração completa ou Prana Krya tem três fases:
  • Respiração baixa ou abdominal: apoie as mãos sobre o seu abdômem. Sinta ao inspirar que o abdômem se expande, indo para cima; e ao expirar o abdômem naturalmente se contrai, indo para baixo.
  • Respiração média ou intercostal: apoie as mãos nas costelas. Sinta ao inspirar que as costelas se alargam lateralmente e ao expirar elas se fecham.
  • Respiração alta ou subclavicular: apoie as mãos sobre o peito. Sinta ao inspirar que o peito sobe se expandindo e ao expirar o peito desce.
Depois de sentir cada fase da respiração, comece a praticar a respiração completa. Deixe os braços novamente ao longo do corpo. Ao inspirar o abdômen se expande, as costelas se alargam e o peito sobe; ao expirar o peito desce, as costelas se fecham e o abdômem volta à posição normal.
Na respiração completa devemos usar todo o sistema respiratório. O importante é manter a respiração sempre no mesmo ritmo, lembrando de quatro características: a respiração deve ser ampla, profunda, fluida e suave.
Prana Krya é a base para todas as outras técnicas respiratórias do Yoga. Pratique Prana Krya por 10 minutos todos os dias. Finalize em Shavasana por 5 minutos.

Depois de familiarizado com a respiração completa, pratique-a sentado em Sukasana (posição com as pernas cruzadas), ou encostado na parede para dar mais suporte na coluna ou mesmo sentado em uma cadeira.
Aos poucos com a prática, vamos aprendendo a respirar corretamente. Assim, a respiração completa se tornará a sua respiração natural, 24 horas por dia.

Ter consciência da respiração é estar no momento presente, sempre se auto observando.
 
Sylvia Freire é uma das professoras do projeto Bem-Viver no Ibirapuera, foi executiva durante muitos anos e depois que descobriu o Yoga, sua vida tomou uma nova direção. O Yoga é a sua filosofia de vida, seu trabalho, maneira como cuida de seu corpo, da alimentação, da sua mente e do seu espiritual. É praticante de Hatha Yoga e eterna estudante.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Rodrigo Cardoso

Por experimentar todos os “tipos” de Yoga que encontra pelo caminho, Rodrigo ministra uma prática bem eclética, mas as maiores influências ainda são o Astanga e o Iyengar e, portanto, a característica principal continua sendo o vinyasa, (sincronia da respiração com os movimentos).
Tem tendência a conduzir práticas vigorosas e desafiantes, mas com a proposta de serem executadas de forma suave e com qualidade de presença. O corpo é convidado a trocar o esforço, pela inteligência; e o aluno é encorajado a meditar durante toda a prática e não apenas no final da aula.
Antes do Yoga, Rodrigo trabalhava como dançarino profissional, então tem a tendência de mesclar elementos de outras técnicas corporais à prática do Yoga, tais como o pilates, o BMC, o vajra mushti (arte marcial da Índia, baseada no movimento dos animais); além dos rolamentos do aikidô e da dança contemporânea. Acredita que eles enriquecem o repertório de movimentos e posturas.

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Yoga na Natureza

Terapia para quem vive na cidade (08/fev, a partir das 16:30)
Por Marcia De Luca

Yoga e Ayurveda são ciências irmãs que caminham juntas há milenios para o benefício da humanidade.
Ao integrarmos os dois segmentos podemos otimizar os resultados para a integração corpo, mente, espírito.
Segundo Ayurveda o ser humano só terá saúde no momento em que viver conectado com os ritmos da natureza.
Nossa proposta é começarmos a fortalecer nosso caráter, praticar asanas e pranayamas, relaxamento, meditação e várias outras técnicas usufruindo o imenso poder da natureza verdejante dos parques.
Inspirar ar puro, pisar na terra, abraçar as árvores, sentir o prana, o calor do sol em nossa pele, observar a lua e as estrelas farão a diferença para uma prática  poderosa e reparadora.
Uma volta à simplicidade e ao natural, um retorno ao aquietamento que é campo fértil para a cura  e rejuvenescimento.
Venha participar, você vai gostar!


Fundadora do CIYMAM, Centro Integrado de Yoga, Meditação e Ayurveda, em São Paulo, Márcia De Luca dedica-se àquela que escolheu como sua missão: inspirar as pessoas a encontrar a totalidade, ensinando-lhes caminhos para integrar corpo, mente e espírito.
Há 31 anos dedicada aos estudos de Yoga e Ayurveda, ciências irmãs, Márcia especializou-se em Ayur-Yoga. O método une conhecimentos milenares de Ayurveda e de Yoga, potencializando os resultados de ambas as práticas e ampliando seus benefícios. Formou-se em Ayurveda pelo The Chopra Center nos Estados Unidos e ampliou seus conhecimentos com Dr. David Frawley, presidente do Instituto de Estudos Védicos dos Estados Unidos. Todos os anos visita a Índia e participa de eventos e encontros internacionais, mantendo-se permanentemente à frente do que existe de mais novo em sua área de atuação.
Márcia presta consultoria para empresas, dá palestras, workshops e cursos personalizados. Apresenta na Rádio Eldorado FM 92.7 e AM 700, de São Paulo, os boletins diários "Filosofia de Bem Viver", nos quais foca o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal como ferramentas para uma maior qualidade de vida.
Em 2006, juntamente com o publicitário Fran Abreu, criou o “Yoga pela Paz”. Em sua terceira versão, em 2008, o evento reuniu cerca de 20 mil pessoas e promoveu paralelamente o I Congresso Internacional de Yoga e Ayurveda, em São Paulo.

Agenda Fevereiro

Nosso programa Bem-Viver no Parque Ibirapuera começa com uma agenda para todos os tipos de praticantes. Pedimos que os interessados cheguem com 15 minutos de antecedência, venha com roupas confortáveis e traga seu tapetinho de Yoga. Boas práticas!

08/fev – Yoga na Natureza: terapia para quem vive na cidade – prática e palestra (Márcia De Luca)
12/fev - Yoga na Natureza: terapia para quem vive na cidade – prática e palestra (Rodrigo Cardoso)
15/fev – Não violência: cultura de paz no dia-a-dia – prática e palestra (Márcia De Luca)
19/fev – Yoga para Mulheres: resgate da feminilidade – prática e rotinas de saúde (Eduardo Monteiro)
22/fev – Respiração: inspiração para uma vida melhor – prática e palestra (Márcia De Luca)
26/fev – Não violência: cultura de paz no dia-a-dia – prática (Sylvia Freire)

Agenda sujeita a alterações!