Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Promoção Bem Viver no Parque Ibirapuera

O Yoga pela Paz em parceria com o estúdio Yoga Flow oferecem aos participantes do projeto Bem Viver a chance de participar do Recital de Sitar.

Mande um email para madu@yogapelapaz.org e concorra!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deeksha, todas as terças as 17:30 no Ibirapuera


"O poder da Bênção da Unidade é potencialmente muito maior do que os seus efeitos nos indivíduos. A Bênção pode precipitar uma mudança em direção ao um estado de consciência completamente diferente, onde o senso do Eu como uma entidade separada se dissolve." (Arjuna Ardagh, Awakening into Oneness)

Deeksha ou Benção da Unidade é uma energia voltada para o despertar ou desenvolvimento da nossa consciência. É transmitida com uma breve imposição de mãos sobre a cabeça, que dura 1 minuto ou pouco mais.

A intenção da energia é nos recolocar em contato com o senso de Unidade  do qual estamos supostamente distanciados por uma ilusão de separação provocada, dentre outras causas, pela forma como viemos e crescemos no mundo, pelo surgimento do ego e personalidade, e suportada pela maneira como nosso cérebro funciona.

A Deeksha atua em cada pessoa de maneira particular, provocando mudanças que são específicas de acordo com o que a pessoa necessita. E são mudanças bastante perceptíveis e rápidas - temos muitos relatos que confirmam isso, fora a nossa vivência pessoal de quase 4 anos lidando com a energia.

O mais claro é uma maior tranquilidade e aceitação dos fatos da vida. As mágoas se resolvem ou se dissolvem, problemas físicos ou se dissolvem ou caminham para a solução mais rapidamente, dificuldades de lidar com relacionamentos ou adversidades da vida são transformadas em maior maturidade e equilíbrio. No fim das contas nos tornamos mais centrados, tranquilos, confiantes e amorosos.

 Para mais informações, entrem em contato pelo email: deeksha@uol.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

Saúde do Sono

Uma boa noite de sono assegura mais do que o bom humor do dia seguinte.
Texto e ilustrações: Madu Cabral

Uma boa noite de sono não é importante apenas para se manter acordado no dia seguinte. Vários processos metabólicos importantes acontecem enquanto dormimos e, se alterados, podem afetar o equilíbrio do nosso organismo.

Nas grandes cidades, cada vez mais pessoas dormem pouco ou mal. "Temos o incontestável fator de poluição auditiva, o estresse gerado pelo estilo competitivo de vida e pelo trânsito, falta de tempo para desenvolver atividades que ajudariam um sono relaxante (atividades físicas ou qualquer lazer prazeroso)", aponta a professora de Iyengar Yoga Analu Matsubara.

Estudos provam que quem dorme menos do que o necessário tem menor vigor físico, envelhece mais precocemente, está mais propenso a infecções, à obesidade, à hipertensão e ao diabetes.

A prática regular de Yoga é consagrada por grande parte da comunidade médico-científica como um apoio fundamental a tratamentos alopáticos. A sensação de calmaria interna e o profundo relaxamento após as práticas irão certamente levar o praticante a uma série de mudanças em sua rotina "nociva" de vida.

Analu, que além de aulas, ministra um curso de formação para professores, recomenda uma sequência de posturas simples que podem ajudar a desacelerar antes de ir para cama e garantir uma noite restauradora. "Todas essas posturas podem ser mantidas de três a cinco minutos", explica Analu, "e a atenção no fluxo de sua respiração é indispensável, concentre-se em casa uma delas", aconselha a professora.



1. Supta badha konasana (postura reclinada em ângulo) favorece a abertura e relaxamento da região abdominal e acalma os nervos.



2. Adho mukka svansasana (cachorro olhando para baixo) relaxa o sistema nervoso e diminui a ansiedade.



3. Uttanasana (postura do alongamento intenso para frente) esta variação, com cabeça e braços apoiados em uma cadeira, acalma o sistema nervoso.



4. Sirsasana (invertida sobre a cabeça) diminui a energia nervosa e equilibra o sistema endócrino. Não pratique essa postura sem instrução e acompanhamento prévio ou durante o período menstrual.



5. Sarvangasana (invertida sobre os ombros) remove a irritação, emoções nervosas. Não pratique essa postura sem instrução e acompanhamento prévio ou durante o período menstrual.



6. Ardha halasana (postura do meio arado) Essa variação com suporte de cadeira leva tranquilidade ao corpo e mente. Não faça caso esteja menstruada.

Finalize a seqüência com 15 minutos de relaxamento em savasana (postura do cadáver).

Analu Matsubara formou-se pelo Studio Surya e é certificada internacionalmente pelo Ramamani Iyengar Yoga Institute em Puna, Índia. Hoje dá aulas regulares e uma Formação de Professores em Iyengar Yoga.
http://tinyurl.com/yhwhmws
(11) 9995-5769

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Kapha: devagar e sempre

Representa estabilidade e pé no chão. É o dosha responsável por nossa estrutura e sistema linfático. Também é kapha que dá suporte e nutre o sistema nervoso, lubrifica o trato digestivo, as articulações e o trato respiratório, regula água e gordura.

Sua energia se concentra na parte alta do estômago e nos pulmões e vias respiratórias – os primeiros órgãos a adoecer quando kapha entra em desequilíbrio.

Características físicas

As pessoas de kapha têm uma estrutura corporal sólida, ganham peso com facilidade e têm tendência à obesidade e muita dificuldade para emagrecer.

A pele clara é lustrosa, suave e sedosa, e apresenta certa palidez. Têm lábios carnudos, dentes brancos e fortes, bochechas fofas e olhos grandes, de cílios longos. Cabelos grossos, pretos e brilhantes.

De digestão lenta, podem sentir-se pesadas após comer. Não têm muito apetite e toleram bem pular refeições. A eliminação é regular. Precisam de um período maior de descanso e seu sono é pesado e profundo. Transpiram pouco e detestam tempo frio e úmido. Têm tendência a acúmulo de muco.

Características psicológicas

São lentas em todos os aspectos, como movimentos e raciocínio. Aprendem devagar, mas têm excelente memória. Amáveis, cheias de compaixão, conciliadoras e de bom senso, as pessoas de kapha costumam ser excelentes como amigos e pais.

O apego a gente e coisas, bem como ao passado, faz parte de sua natureza. Não se preocupam nem ficam bravas com facilidade. Emocionalmente estáveis, são agradáveis e carinhosas. Pensam muito antes de tomar qualquer decisão.


Texto retirado do livro Ayurveda, Cultura de Bem Viver, de Márcia De Luca e Lúcia Barros.

Pitta: pode vir quente que ele está fervendo

Dinamismo e paixão caracterizam as pessoas de pitta. O dosha do fogo representa o metabolismo, sendo responsável por todas as transformações químicas que ocorrem no organismo. Pitta faz a digestão, traz luminosidade para o olhar, regula a temperatura e é fonte de energia.

Este dosha se concentra na região abdominal: intestino delgado, parte baixa do estômago e fígado. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a sofrer.

Características físicas

Pessoas de estrutura e constituição corporal média. Mantêm o peso sem flutuações importantes.

A pele é clara ou avermelhada, muitas vezes com sardas e com tendência a manchar. Como a temperatura do corpo é alta, transpiram e ruborizam com facilidade. Também por isso são avessas ao calor e à exposição prolongada ao sol.

Têm olhos penetrantes, de tamanho médio. Cabelo fino e sedoso, normalmente loiro, castanho claro ou ruivo. A tendência é ficarem com os cabelos grisalhos precocemente, e, no caso dos homens, carecas.

Têm excelente digestão e grande apetite. Ficam irritadas se pulam ou atrasam uma refeição. O intestino também funciona com regularidade. Costumam acordar no meio da noite com fome, sede ou calor. Dormem profundamente, por curtos períodos de tempo. Têm forte impulso sexual.

Características psicológicas

É o dosha de maior inteligência e também raiva. O raciocínio é rápido, enquanto a mente tem poder de foco e organização. São pessoas ordeiras, enérgicas e competitivas, além de corajosas e independentes. Têm a fala articulada e precisa. Têm iniciativa e costumam dominar as situações. Costumam julgar os outros.


Texto retirado do livro Ayurveda, Cultura de Bem Viver, de Márcia De Luca e Lúcia Barros.

Vata: ao sabor do vento

Este dosha controla todo o movimento biológico, como a inspiração e a expiração, a circulação sanguínea, os impulsos nervosos, os batimentos cardíacos, a comida que entra e sai, o fluxo dos pensamentos. Vata é responsável por começar as coisas – por isso, quando em desequilíbrio, a pessoa deste dosha fala muito sem chegar a nenhuma conclusão, gasta dinheiro à toa, compra demais sem, no entanto, adquirir nada necessário.

A energia de vata controla o sistema nervoso e concentra-se na região do cólon (intestino grosso), pélvis, juntas sacro-ilíacas e lombar. Quando o dosha entra em desequilíbrio, esses são os primeiros órgãos a apresentar problemas.

Características físicas

São pessoas altas ou baixas, porém sempre magras, de estrutura corporal pequena e angulosa. Têm ombros e quadris estreitos.

Podem comer muito e não engordar. No entanto, seu peso pode flutuar durante a vida e, ao envelhecer, às vezes ganham alguns quilos. O apetite é irregular e podem ter fome a qualquer hora, bem como pular refeições.

As juntas são secas, barulhentas e protuberantes. Os dentes são pequenos e também protuberantes. Têm mãos e pés gelados e sentem muito frio. Em geral têm olhos pequenos e cabelos finos e encaracolados. A pele é seca.

Dormem pouco – normalmente seis horas são suficientes – e em horários diversos. De sono leve, acordam com qualquer barulho. São superativas, mas se cansam com facilidade, podendo chegar à exaustão. Isso gera sensação de fraqueza, sobretudo se têm dificuldade para dormir. Necessitam de muito repouso e se beneficiam com rotinas e hábitos regulares.

Características psicológicas

Tendem a ser alertas, com uma mente rápida e ativa. Aprendem novos conceitos e ideias num piscar de olhos, mas tendem a esquecer o que aprenderam com igual rapidez. Como o vento, pensam, falam, andam e movem-se depressa, geralmente sem parar. Gostam de movimento e de novidades. Mudam de ideia e de humor o tempo todo. Amam a liberdade.


Texto retirado do livro Ayurveda, Cultura de Bem Viver, de Márcia De Luca e Lúcia Barros.

Agenda Maio


04/05 (ter) - Yoga para refrescar - pitta (Márcia De Luca)
07/05 (sab) - Yoga para dormir bem (Lídia Mendes)
10/05 (ter) - Yoga para dinamizar - kapha (Márcia De Luca)
14/05 (sab) - Respiração em movimento (Eduardo Monteiro)
17/05 (ter) - Yoga no momento presente (Márcia De Luca)
21/05 (sab) - Alinhe-se! (Rodrigo Cardoso)
24/05 (ter) - A segurança do alinhamento (Sun Conde)
28/05 (sab) - Yoga para pais e filhos (Melissa Pirani)
31/05 (ter) - Satya - o princípio da verdade (Márcia De Luca)