Páginas

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Shiva - o destruidor


Entenda o arquétipo de Shiva, o destruidor do universo, tema da aula GRATUITA no Ibirapuera, terça, 25 de outubro

Shiva, o destruidor





Talvez hoje a mais antiga imagem venerada no mundo, segundo Joseph Campbell coloca no livro O Poder do Mito, Shiva é também conhecido como Nataraja, o deus da dança e do yoga, o dançarino cósmico, bem como o senhor das artes marciais e protetor dos animais. Sobretudo, Shiva é o deus da destruição – aquele que abre espaço para o novo. Toda criação será incinerada pelo calor abrasivo do fogo da renovação no momento em que este deus abrir seu terceiro olho, localizado entre as sobrancelhas.

Geralmente esse deus que completa a Tríade Hindu é representado como um lindo jovem. Sua iconografia é bastante rica:
- ele aparece coberto por cinzas da pira fúnebre, mostrando que é o senhor da destruição.
- no pescoço, tem pendurada uma guirlanda de cérebros (mundamala):  representa a revolução dos anjos e as sucessivas aparições e desaparecimentos da raça humana.

- na cabeça, leva o símbolo da lua crescente: demonstrando que o tempo é apenas um ornamento para ele. A lua representa o tempo porque os dias e meses estão ligados às suas fases.

- a coroa de cabelos trançados da qual flui o rio Ganges:  a água do rio representa Jñana, o conhecimento.

- as cobras venenosas: simbolizam a morte. Mas, para Shiva, são apenas  decoração. Só ele pode engolir o veneno de Halahala para salvar o mundo. Por isso ele é Mrytiunjay, o conquistador da morte. As serpentes representam também a energia básica – semelhante à energia sexual – de todos os seres.  Portanto, Shiva é o senhor da energia.

- pé levantado: simboliza a liberação. Ele dança sobre um demônio que representa a escuridão e o mal, estando portanto acima da ignorância. O  demônio Apasmarapurusa representa o ego a ser eliminado. 
- a pele de tigre: animal feroz, que devora sua presa sem compaixão, o tigre representa o desejo que consome os seres humanos, eternos insatisfeitos. Ao vestir a pele do tigre Shiva demonstra que matou o desejo, sobrepôs-se a ele. - a pele de elefante: como o elefante é um animal poderoso, usar sua pele implica que o deus subjugou completamente os impulsos animais.
- olhos e cabelo: o sol e a lua formam seus olhos e todo o céu, o vento soprando forma o seu cabelo. Por isso Shiva é chaamdo de Vyomakesa, aquele que tem o céu e o espaço como cabelo.

Shiva pode ser representado tendo de duas a 32 mãos. Alguns dos objetos mostrados em suas mãos são:

- trishula: o tridente, arma importante de ataque e defesa, indicando que Shiva é o senhor supremo. Filosoficamente representa os três gunas ou os três processos da criação, preservação e destruição. Aquele que carrega o tridente é o mestre dos gunas e dele são provenientes os processos cósmicos.
- damaru: o tambor que Shiva toca ao dançar. Produz sons sagrados conhecidos como Maheswarasutras. Representa a linguagem e o som. Ao segurá-lo em suas mãos, o deus demonstra que toda criação, incluindo as várias formas de artes e ciências, provêm dele e de sua dança.
- khatvanga: varinha mágica com um crânio na ponta, mostra que ele é um adepto das ciências ocultas.
- darpana: espelho, indica que toda criação nada mais é do que um reflexo de sua força cósmica.

Se Shiva representa o princípio da destruição, ao mesmo tempo ele também é responsável pela criação e existência – porque, no fim das contas, a trindade é apenas um. Brahma, Vishnu e Shiva são como que “estágios” de um mesmo ciclo infinito de criação, permanência e destruição que abre espaço para a nova criação.

A dança de Shiva Nataraja (nata significa bailarino e raja, real) tem esse significado de um processo contínuo. Segundo a lenda, ele dança todas as noites a fim de liberar o sofrimento de todas as criaturas e divertir os deuses, sendo por isso chamado também de Sabhapati,  o senhor da congregação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário