Páginas

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Mais energia no frio

Por Maria Cabral
(publicado no blog do Yoga pela Paz)

Um dosha (saiba mais sobre os doshas AQUI) que pode ser perturbado durante o inverno é kapha dosha (saiba mais sobre kapha AQUI), responsável pela lubrificação, nutrição e estabilidade do nosso corpo e mente. Segundo a fisioterapeuta ayurvédica Ana Paula Russo "esse dosha, quando em equilíbrio, nos traz segurança, boa memória e estabilidade física e mental".

Porém, como uma das qualidades de kapha é o frio, a diminuição das temperaturas nessa época faz esse dosha aumentar em nosso corpo, podendo causar:
- aumento de muco, principalmente nas vias aéreas, e aumento das alergias respiratórias;
- maior vontade de comer (mesmo sem fome);
- diminuição na capacidade de digestão;
- letargia e preguiça.

Bons antídotos
Segundo a terapeuta ayurvédica, naturóloga e especialista em nutrição clínica, Caru Alencar, há alguns cuidados específicos para a alimentação:
- evitar alimentos crus;
- aumento do uso de temperos picantes (gengibre, pimenta do reino, canela);
- evitar alimentos e bebidas gelados.

As pessoas de natureza kapha têm, normalmente, mais dificuldade em digerir carboidratos e gorduras, portanto esses devem ser evitados.


Como a tendência para letargia também é facilmente observada nesse período de baixas temperaturas, essa preguiça deve ser combatida com exercícios um pouco mais vigorosos e que produzam calor. A prática de surya namaslar (saudação ao sol) é um bom hábito para essa estação, assim como a prática de bhastrika (respiração do fole).

Uma das terapias ayurvédicas que combinam com esse frio é o udwartana uma massagem que estimula o metabolismo por meio de esfoliação da pele com o pó de ervas secantes. Essa também é uma das terapias mais recomendadas para perda de peso.
Maria Cabral é estudante e praticante de Yoga e Ayruveda e uma das organizadoras do Yoga pela Paz.
Caru Alencar (carualencar@hotmail.com) faz orientação alimentar ayurvédica e Ana Paula Russo (anapaula@marciadeluca.com) atende com todas as técnicas de terapias ayurvédicas. Espaço Márcia De Luca: (11) 3168-5096, (11) 3168-5568

Nenhum comentário:

Postar um comentário